Soluções Verdes: Nuvem, Virtualização & Softwares Verdes

27 outubro, 2012

0 comentários

Quando surgiu? E Como?



Com o avanço da tecnologia e o aumento do poder aquisitivo da população mundial nas últimas décadas, gerou-se uma enorme busca por diversos dispositivos eletrônicos, tais como os smartphones, tablets, notebooks, ultrabooks, entre outros. O que gerou uma preocupação por parte dos ambientalistas quando, em 1987, com a publicação do Relatório de Brundtlan que afirmava esse rápido crescimento populacional e poder aquisitivo da mesma, pode-se perceber a grande dependência humana de energia fóssil. Tudo isso trouxe à tona uma questão fundamental, até mesmo nos dias atuais, a sustentabilidade. Conceito tal que define o uso de recursos naturais, porém de forma que não agrida o meio-ambiente [1].

Logo buscou-se aplicar esse conceito a tudo que já havia sido desenvolvido até então. E com a popularização dos computadores pessoais, os PC’s, no começo da década de 1990, não foi diferente. Viu-se o impacto ambiental causado por esses equipamentos, já que tais máquinas consomem não somente uma grande quantidade de energia, mas também demandam de enormes fontes de matérias-primas. Surge então, o termo TI Verde.

Mas afinal, o que é TI Verde? E qual seu objetivo?



Basicamente, há a aplicabilidade dos conceitos sustentáveis a áreas da tecnologia da informação, TI, sempre com a preocupação com as técnicas de produção e desenvolvimento, buscando a redução do uso de materiais tóxicos ao meio, privilegiando assim uma futura possível reciclagem daquele equipamento.  O problema era como reduzir os impactos causados sem que fosse necessário privar o usuário final de ter aqueles mesmos aparelhos. A solução foi encontrada na própria tecnologia [2].

Hoje diversas soluções são encontradas. Todas direcionadas a alguma das diferentes áreas de TI. Um dos principais e mais eficientes métodos, hoje amplamente usados, com objetivo de frear o alto consumo de matérias-primas e energia, é a computação na nuvem ou Cloud Computing, em inglês, onde grandes servidores alocados em grandes centros de processamento tem o papel de armazenar seus arquivos e documentos de forma segura. Abaixo um breve vídeo autoexplicativo de como a computação na nuvem pode auxiliar nos interesses profissionais [3].




O que além de proporcionar uma enorme economia energética, gera por conseguinte um menor uso de materiais, pois tudo é guardado em apenas um grande centro de processamento com diversos servidores e não mais em cada um dos computadores espalhados pelo mundo, ainda há a questão da segurança, já que backups são feitos constantemente e sem que você nem sequer fique sabendo [3].

Todavia, logo percebeu-se que grande parte daquele sistema robusto permanecia grande parte do tempo ocioso, somente consumindo energia, já que nem todo o poder de processamento era constantemente utilizado. Em busca de uma solução, os pesquisadores e desenvolvedores de sistemas de infraestrutura de redes de processamento de dados viram que podiam virtualizar certas máquinas, ou seja, criar diversos sistemas (virtuais) dentro de uma mesma máquina (hardware), sendo assim, aquelas que não eram necessárias naquele momento entravam em modo de suspensão, gerando economia e eficiência, com um menor custo de manutenção [4].

Entretanto, de nada adianta possuir um sistema eficiente, rápido e relativamente barato, se não há programas capazes de usar todo esse potencial de forma inteligente, de forma otimizada. Por exemplo, o fato de você possuir um microcomputador em sua casa com um processador de 8 núcleos, não significa, necessariamente que todo esse poder de processamento vai ser utilizado [4].

A explicação para isso encontra-se no código-fonte dos programas, que na maioria das vezes não foi construído para aproveitar esses núcleos extras, deixando-os ociosos. A solução parece óbvia, certo? Reconstruir esses programas de forma que eles possam aproveitar esse potencial extra oferecido por esses novos microprocessadores (os chamados softwares verdes). Mas não é bem assim. Isso exige mais linhas de código, o que demanda tempo e novas técnicas de desenvolvimento, sendo que em muitos casos não é viável pra muitas empresas de softwares refazerem seus produtos [4].

Assim como quando os primeiros processadores com arquitetura x64 bits foram lançados e não havia programas capazes de rodar desse maneira naquela época, hoje não há softwares que usufruam de todos os núcleos de um processador, seja ele dual-core ou quad-core (dois núcleos e quatro núcleos, respectivamente).

Resumindo, vemos que em decorrência da uma necessidade global por um melhor aproveitamento dos recursos e sistemas de processamento, criou-se formas de diminuir os impactos causados por esse enorme uso de tecnologias avançadas. Essa tendência, essa busca por uma conciliação entre o consumo de tecnologia mas sem que o meio-ambiente seja prejudicado só tente a crescer. O tema sustentabilidade está na “moda” e não é por a caso. E sim por necessidade.

Por: Caique Vinícius Fernandes Soares.

Fontes:

Sustentabilidade e TI Verde

26 outubro, 2012

0 comentários

O que é Sustentabilidade?


Afim de garantir o seu futuro e de suas gerações posteriores, o ser humano, com o passar do tempo, tornou-se mais consciente da necessidade da  preservação do meio ambiente e dos recursos que são oferecidos por este. 


Assim, em 1972, foi realizada Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment - UNCHE), realizada em Estolcomo, onde pela primeira vez, através de uma grande reunião internacional, foram discutidas as atividades humanas em relação ao meio ambiente. Esta Conferência, apontou as bases e diretrizes ambientais a serem seguidas em âmbito internacional, ficando conhecida principalmente por abordar questões de degradação ambiental e poluição. Dela resultou um Plano de Ação que, resumidamente, definiu os princípios de preservação e melhoria do ambiente natural para as atuais e futuras gerações. E foi a partir desse contexto que o conceito de Sustentabilidade foi sendo moldado[1][2].

Hoje, ela pode ser definida como:


                                      "(...) um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais(...)[3]". 

Qual é a relação entre Sustentabilidade e TI Verde?


Quando se observa o conceito de TI verde[4] e o de Sustentabilidade, definido acima, é possível verificar facilmente que o primeiro é uma vertente deste segundo.


Um exemplo bem claro disto, hoje, são as empresas sustentáveis.

Muitas empresas hoje, além de seus objetivos primários, como  por exemplo na fabricação de produtos eletrônicos, ou na venda destes, estão também incrementando outros métodos as suas rotinas, que ajudam tanto na divulgação de sua marca, quanto na preservação do meio ambiente. Como exemplo claro disso, podemos destacar as seguintes: a Philips e a IBM. A empresa Philips, visando  ganhar mercado, optou por equipamentos que consumam menos energia. Por sua vez, a IBM incentiva o uso da capacidade ociosa de computadores em pesquisa voltadas para a saúde e o meio ambiente [5].

Claro, esses são apenas alguns exemplos de ações que contribuem com a "causa" TI Verde, pois existem muitos outros meios de ajudar, como na questão do gasto de energia na utilização dos recursos tecnológicos, no manejo de resíduos eletrônicos e materiais tóxicos, entre tantos outros.

Vale ressaltar que quando se fala em recursos tecnológicos não se trata apenas de uma correlação apenas com os computadores e seus derivados, mas sim de um meio que se vale da tecnologia para atingir o seu propósito, podendo tanto ser composta de tecnologias simples ou complexas [6].

Nota-se então como o conceito de Sustentabilidade e TI Verde são entrelaçados, não sendo possível que esta última exista sem aquela outra e vice-versa.


Por: Yúji Felipe Roque Kuroda.

Fontes:
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB