Sustentabilidade e TI Verde

26 outubro, 2012

O que é Sustentabilidade?


Afim de garantir o seu futuro e de suas gerações posteriores, o ser humano, com o passar do tempo, tornou-se mais consciente da necessidade da  preservação do meio ambiente e dos recursos que são oferecidos por este. 


Assim, em 1972, foi realizada Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment - UNCHE), realizada em Estolcomo, onde pela primeira vez, através de uma grande reunião internacional, foram discutidas as atividades humanas em relação ao meio ambiente. Esta Conferência, apontou as bases e diretrizes ambientais a serem seguidas em âmbito internacional, ficando conhecida principalmente por abordar questões de degradação ambiental e poluição. Dela resultou um Plano de Ação que, resumidamente, definiu os princípios de preservação e melhoria do ambiente natural para as atuais e futuras gerações. E foi a partir desse contexto que o conceito de Sustentabilidade foi sendo moldado[1][2].

Hoje, ela pode ser definida como:


                                      "(...) um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais(...)[3]". 

Qual é a relação entre Sustentabilidade e TI Verde?


Quando se observa o conceito de TI verde[4] e o de Sustentabilidade, definido acima, é possível verificar facilmente que o primeiro é uma vertente deste segundo.


Um exemplo bem claro disto, hoje, são as empresas sustentáveis.

Muitas empresas hoje, além de seus objetivos primários, como  por exemplo na fabricação de produtos eletrônicos, ou na venda destes, estão também incrementando outros métodos as suas rotinas, que ajudam tanto na divulgação de sua marca, quanto na preservação do meio ambiente. Como exemplo claro disso, podemos destacar as seguintes: a Philips e a IBM. A empresa Philips, visando  ganhar mercado, optou por equipamentos que consumam menos energia. Por sua vez, a IBM incentiva o uso da capacidade ociosa de computadores em pesquisa voltadas para a saúde e o meio ambiente [5].

Claro, esses são apenas alguns exemplos de ações que contribuem com a "causa" TI Verde, pois existem muitos outros meios de ajudar, como na questão do gasto de energia na utilização dos recursos tecnológicos, no manejo de resíduos eletrônicos e materiais tóxicos, entre tantos outros.

Vale ressaltar que quando se fala em recursos tecnológicos não se trata apenas de uma correlação apenas com os computadores e seus derivados, mas sim de um meio que se vale da tecnologia para atingir o seu propósito, podendo tanto ser composta de tecnologias simples ou complexas [6].

Nota-se então como o conceito de Sustentabilidade e TI Verde são entrelaçados, não sendo possível que esta última exista sem aquela outra e vice-versa.


Por: Yúji Felipe Roque Kuroda.

Fontes:

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB