TI Verde: Descarte. Reciclagem & Reutilização

12 novembro, 2012

TI Verde, ou tecnologia da Informação verde é onde  se abordam práticas sustentáveis e de alto nível ambiental, visando preocupação com o mesmo e buscando saídas para um futuro saudável e verde para a população mundial.

É importante, saber quais as principais soluções para uma melhora significativa no meio ambiente e uma delas, talvez a mais conhecida, a “Reciclagem”, do chamado Lixo Eletrônico, onde e como se recicla um material altamente poluente, pois contém: mercúrio, prata, ouro, cobre, entre outros elementos prejudiciais ao meio ambiente. O “Descarte” de Lixo eletrônico, onde entra a coleta e a separação do lixo, tarefa de empresas especialmente qualificadas para o meio. “Reutilização”, materiais que passaram por todos os processos, para a reutilização no mercado, produtos que estão renovados.


O Lixo Eletrônico:

“Uma das conseqüências do crescimento da tecnologia em todo o mundo é o Lixo Eletrônico. Muitos equipamentos que não são mais utilizados, pelo fato de não terem manutenção, ou até uma reutilização (são eles: televisores, computadores, rádios, eletrodomésticos, entre outros) são abandonados sem cuidado em locais não apropriados.”[1]

“Por conta disso a tecnologia tem total influência na poluição ao meio ambiente. Se jogado na natureza, o lixo eletrônico não só leva milhares de anos para se decompor, como também é um problema ambiental e de saúde pública por conta das substâncias tóxicas utilizadas em sua fabricação, como chumbo e mercúrio, que podem contaminar o solo ou os lençóis freáticos e causar doenças como câncer, por exemplo, principalmente em pessoas cujas moradias são próximas aos lixões onde as máquinas foram jogadas sem cuidado.”[1]


A alta tecnologia encheu o mundo de máquinas e aparelhos eletrônicos, que se tornaram muito úteis principalmente nos dias de hoje, pois facilitam alguns contratempos e ajudam na correria do dia-a-dia, melhorando assim a qualidade de vida. Porém os campos eletromagnéticos que produzem podem causar sérios danos à saúde humana. 

O Descarte de Lixo e sua Reciclagem à Reutilização:



Uma das principais preocupações da TI Verde é o descarte de lixos eletrônicos. Os lixos que são jogados em lugares impróprios acabam resultando em sérios danos. O meio mais correto de reaproveitarmos esses materiais é a reciclagem onde o destino correto dos equipamentos eletrônicos não mais utilizáveis consiste em separar os materiais que compõe um objeto e prepará-los para serem reutilizados como matéria prima no processo de industrialização.

Grande parte do lixo eletrônico captado no Brasil é processado da seguinte forma: Os equipamentos são recebidos, classificados e depois separados com base em seus componentes principais, os equipamentos são desmontados e sua partes úteis, ou seja as que ainda funcionem serão separadas, para serem implantadas em outros equipamentos. O restante é em essência moído e enviado para a etapa de reciclagem para se tornar matéria prima.

No Brasil existem poucas empresas que reciclam esse tipo de material, pois o gasto no processo é pouco acessível. Foi pensando nisso que empresas de eletrônicos estão desenvolvendo equipamentos ecologicamente corretos, diminuindo assim a dificuldade de reciclagem e a poluição ambiental. Assim a TI Verde, visa principalmente a evolução dos meios tecnológicos a favor da preservação do meio ambiente.

- texto por: Matheus Rios.


1 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB