TI Verde: Necessidade e aplicação.

04 dezembro, 2012

0 comentários

Economia e eficiência

Atualmente, a questão da sustentabilidade tem sido também empregada na área da tecnologia e da informática, visando a criação de medidas e soluções que buscam uma maior economia de energia e aumento de eficiência, assim como no incentivo por parte de políticas governamentais e empresariais à população para que essa adote práticas e soluções sustentáveis em seu cotidiano, contribuindo assim para a manutenção do meio-ambiente.

Uma das principais soluções encontradas é a produção de produtos e equipamentos que proporcionam uma maior economia de energia, diminuindo assim a emissão de dióxido de carbono (CO²) na atmosfera [1].

Indústria: Importante aliada

Outro fator importante, e que deve ser levado em consideração pelas grandes indústrias produtoras de equipamentos e dispositivos eletrônicos é na fabricação desses, já que o uso excessivo de materiais pesados na produção desses eletrônicos tendem a agredir o meio-ambiente, visto que após o seu uso, muitos são descartados de forma inapropriada, gerando consequências gravíssimas ao meio-ambiente, tais como a poluição de rios, acúmulo de material em áreas habitadas, gerando riscos para aquela população, sem falar no tempo que esses componentes levam para desaparecer na natureza [1].

Hoje em dia, já existem algumas empresas que preocupam-se com tais prejuízos ao meio, ao fazerem uso de produtos livres de materiais pesados, desenvolvendo equipamentos mais eficientes energeticamente.
O que por conseguinte gera economia para a empresa, permitindo que a mesma posso investir mais em qualidade de serviço e outros produtos. Logo a produtividade é maior, o custo é menor e o lucro cresce [1].

Pesquisa e desenvolvimento

Mas nada disso seria possível sem a ajuda de pesquisadores e profissionais da área de TI, visto que o que vemos hoje, as soluções que encontramos hoje, são resultado da união desses pesquisadores e profissionais com as empresas, proporcionando melhora na qualidade de vida da população em geral, pois o meio torna-se um lugar melhor para se viver [1].

Educação e conscientização é fundamental

É notório que grande parte desses esforços são amparados por leis e tratados entre diversos países, porém de nada adianta a criação e a assinatura de diversas leis e tratados se não há informação e educação por parte da população; a conscientização é fundamental para que, como dito anteriormente, práticas sustentáveis sejam adotadas em âmbito mundial, não tão somente na área da tecnologia e da informática, como também em todas as outras áreas.

Por: Jéssica Botelho

[1 - ]http://goo.gl/XvfUF
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB